O cotidiano através do celular – Casa da Figueira 2018

 Nosso cotidiano oferece inúmeras oportunidades para obtermos boas imagens. Aprendendo a olhar, descobrimos que há momentos e cenas cativantes no nosso dia a dia, na ida ao trabalho, no passeio a pé e até no próprio ambiente de trabalho. Com a evolução da fotografia, é fácil estar sempre com um smartphone ou uma câmera fotográfica. O workshop tem o objetivo de auxiliar o participante a fazer uma narrativa visual, composta por uma ou mais fotografias, nela imprimindo um cunho pessoal, utilizando os recursos que seu smartphone ou câmera, oferecem.

Dinâmica da atividade

O workshop está organizado em duas etapas, cada uma ocupando um turno:

  1. Apresentação de narrativas cobrindo diferentes situações e diferentes fotógrafos.
  2. Discussão dos meios de captura e de publicação de narrativas construídas, incluindo limitações legais para publicação.
  3. Atividade prática, na qual cada participante, com seu equipamento, constrói uma narrativa sobre um tema definido. Alguns temas serão sugeridos pelos apresentadores.
  4. Apresentação e discussão das narrativas construídas pelos participantes.

Pré-requisito: possuir um smartphone ou câmera fotográfica; ter conhecimentos básicos de fotografia, dominando as variáveis básicas da fotografia.

Data: maio 2018

Local: Casa da Figueira Av. da Cavalhada, 5659 – Cavalhada, Porto Alegre – RS, 91751-830 Telefone(51) 3248-4733

Ministrantes: Eliane Heuser e Carlos Heuser são professores e fotógrafos amadores desde a década de 70. São formados pelo Curso de Fotografia Digital Avançada (ESPM/Porto Alegre) e têm organizado workshops e cursos de fotografia da natureza desde 2007. Em 2012, ofereceram a primeira versão deste workshop no CFWS 2013. Participaram de diferentes exposições coletivas. Em @eliheu, imagens com celular 

Foto Viagem – Canela Foto Workshops 2017 – Como foi

No workshop de Fotografia de Viagem, que ministramos durante o CFWS 2017, no dia 03 de junho, sábado, no Espaço Nídia Guimarães, na Fundação Cultural de Canela, trabalhamos com um grupo de participantes interessados e ativos.

Após exposição teórica, os inscritos mostraram fotos obtidas em suas viagens. Estas foram apresentadas e discutidas e algumas delas podem ser vistas mais abaixo. 

Abaixo segue uma amostra de imagens trazidas pelos participantes.

Fotos de Beatriz Donelli

 

Fotos de Marcio Devenz

 

Fotos de Marilene Fonseca

 

Fotos de Nathan Camilo

 

Fotos de Sílvia Santos Buchabqui

Betty e eu

Betty e eu é um projeto no qual estou trabalhando há quase dois anos. Trata-se de um ensaio com  fotografias recuperadas do arquivo de minha família. As imagens retratam minha irmã Betty, três anos mais velha, e eu. Começam nos primeiros anos da infância, e vão até a adolescência. Se, por um lado, a forma de nos vestir remete a uma igualdade desejada e imposta, por outro lado, a maneira de nos postar diante da câmera já revela individualidades, que não se ocultam, nem se mascaram. A última fotografia da série, retrata a última vez em que aceitei me vestir da mesma forma que minha irmã. Naquele momento, percebi que optar pela forma de me apresentar, era uma parte importante de minha personalidade.

O projeto foi apresentado nos seguintes eventos:

  1. FestFotoPoa, 9º edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2016 – O projeto foi selecionado na convocatória Fotograma Livre para apresentação na seção de projeções do Festival. 
  2. Encontros da Imagem, Braga, Portugal (setembro de 2016) – Betty e eu foi selecionado para exposição no Mosteiro dos Talibães, durante o Encontro de Imagens, tradicional festival de fotografia Europeu, que acontece em Braga, Portugal, desde 1987.
  3. FELIFA, Buenos Aires, Argentina (novembro de 2016) – Felifa é uma Feira de Livros do Fotos de Autor que acontece anualmente em Buenos Aires. Participei do concurso Felifa-Futura, que objetiva publicar foto-livros e fui premiada com uma menção honrosa.
  4.  Outono Fotográfico at Museo Municipal de Ourense, Espanha “Memory lab of Happiness” (novembro de 2016)

Uma versão preliminar de um foto livro sobre o projeto pode ser vista no vídeo abaixo:

 

 

Foto Viagem – Canela Foto Workshops 2017


Viagens são momentos marcantes na vida das pessoas. Uma boa forma de fixar e compartilhar lembranças de uma viagem são  registros fotográficos. Em 2 ou 3 de junho de 2017, estaremos ministrando duas oficinas de Fotografia de Viagem, uma em cada dia, dentro do Canela Foto Workshops. A oficina tem o objetivo de auxiliar o viajante a construir, através de fotos, uma narrativa pessoal,  interessante e estética de sua viagem. Várias questões importantes da fotografia de viagem serão abordadas: escolha de equipamento, ajustes do equipamento para as diferentes situações que podem surgir, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Programa:

  • Equipamento: apresentação e discussão do tipo de equipamento fotográfico (câmera, lente, smartphone) adequado ao tipo e objetivo da viagem.
  • Ajustes da câmera: demonstração dos ajustes para várias situações que aparecem em uma viagem: natureza, arquitetura, museus, igrejas, restaurantes, fotos noturnas, etc. Recomendações de ajustes específicos para a câmera de cada participante.
  • Composição: regras básicas para expressar-se através de fotografias, evitando clichês e imprimindo um cunho pessoal às imagens.
  • Tratamento de fotografias durante e após a viagem, backup.
  • Formas de apresentação das fotografias obtidas durante/após a viagem.
  • Apresentação e discussão de fotos obtidas pelos participantes, em viagens já realizadas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de fotografia são úteis, mas não obrigatórios. Preferencialmente, o participante deve trazer seu equipamento (câmera, smartphone ou tablet), para receber recomendações de ajustes.

Inscrição:

Para maiores informações e inscrições, visitar a página do Canela Foto Workshops 2017.

Natureza em Foco

 

Natureza em Foco 2016

OBJETIVO

O curso é voltado àqueles que tenham conhecimentos básicos de fotografia e desejem aplicá-los a imagens da natureza.

Serão abordados aspectos técnicos da fotografia da natureza como iluminação, uso ou não do flash, de tripés, fotografia de pequenos objetos, macro-fotografia, close up.

Apenas conhecimentos técnicos, não garantem uma boa fotografia. Através da apresentação de referências, da discussão da composição de imagens e da discussão dos trabalhos dos alunos, estimulamos o participante a se expressar através de sua própria linguagem visual.

As aulas acontecem dentro do Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS, o que permite imediata aplicação de conhecimento em campo.

Pré-requisito

Possuir conhecimentos básicos de fotografia (na dúvida, consulte o professor nos endereços listados no final da postagem), bem como, dispor de uma câmera fotográfica digital para uso no curso.

PROGRAMA E CRONOGRAMA

Técnicas para fotografia da natureza, aprendendo a ver a realidade: fotografia é um recorte da realidade; geometria, ângulo, fundo, textura

Referências na fotografia da natureza:  apresentação e discussão de trabalhos de fotógrafos que são referência.

Prática em campo orientada: captura de imagens, prática do aprendido

Técnicas para macro-fotografias, natureza de perto:  fotografia de pequenos objetos, equipamentos para macro-fotografia, uso de flash, suportes.

Prática em campo orientada: captura de imagens, prática do aprendido

Data e Horários:

Sábado, dia 26 de novembro de 2016:

  • Manhã: das 9:00h às 12:00h;
  • Tarde: das 13:30h às 17h

Local:

As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS. As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas no próprio Jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

Valor: o custo de curso é de R$150,00.

ProfessoresEliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e inscrições:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Foto Viagem e Natureza em Foco

Em outubro de 2015, nas noites de 13 e 15, oferecemos a oficina de Foto Viagem, na Câmera Viajante. Grupo ótimo, muito interessadosfoto-viagem-004 http://www.cameraviajante.com.br/foto_viagem.htm

O objetivo da oficina foi auxiliar o viajante a construir uma narrativa pessoal, interessante e estética sobre suas viagens. Especificamente, discutir questões importantes da fotografia de viagem como : a escolha e os ajustes do equipamento para as situações que podem surgir em uma viagem, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Uma segunda turma aconteceu nos dias 10 e 12 de novembro. Novamente, resultados ótimos com a participação intensa das inscritas.

IMG_3599

 

No sábado, 07/11/2015 iniciamos, a 10ª edição do Curso de Fotografia Natureza em Foco. com encontros no Jardim Botânico da FZB-RS. Nesta edição, oferecemos um ciclo com três cursos independentes, dando ao participante a flexibilidade de participar apenas daquele que mais lhe interessa.

  1. Dominando seu equipamento;
  2. Fotografia da natureza;
  3. Tratamento de fotografias com Lightroom. Este último foi oferecido pela primeira vez, e teve boa procura.

eh-7

Curso de Lightroom – catalogação e tratamento de fotografias

Este curso é o terceiro de um ciclo de três cursos de fotografia da natureza e acontece no dia 28 de novembro de 2015. Para maiores detalhes sobre o ciclo clique aqui.

OBJETIVO

Diferentemente da fotografia analógica, onde se captavam relativamente poucas imagens e era fácil organizá-las, na fotografia digital, tende-se a captar um número muito maior de imagens. Com o tempo, acumula-se uma grande número de fotografias no computador, tornando-se cada vem mais difícil encontrá-las. Além disso, há o risco de perda.

Também, nem sempre a foto obtida no momento da captura está de acordo com o desejado. Pode ser necessário recortá-la ou fazer ajustes de exposição.

Este curso aborda o tratamento de fotografias em computador através do software Lightroom da Adobe, dando enfoque às facilidades oferecidas pelo software para organizar e tratar fotos.

Pré-requisito

Dispor de uma note-book para uso no curso, com o software Lightroom previamente instalado. Os inscritos receberão instruções de como instalar uma versão de demonstração deste software.

PROGRAMA E CRONOGRAMA

Armazenamento de imagens:  formatos de imagem, resolução, catálogos no Lightroom

Módulo biblioteca do Lightroom: importação de fotos, classificação e recuperação de fotos no catálogo

Módulo de revelação do Lightroom: ajuste de branco, ajustes de exposição, correções localizadas

Visão geral dos demais módulos:  exportar, apresentação de slides, imprimir e Web

Prática orientada:  ao longo de todo o curso, os participantes colocarão em prática o que estão aprendendo, em seu computador, com imagens por eles obtidas

Data e Horários:

Sábado, dia 28 de novembro de 2015:

  • Manhã: das 9:00h às 12:00h;
  • Tarde: das 13:30h às 17h

Local:

As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS . As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas no próprio Jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

ProfessoresEliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e inscrições:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Natureza em Foco – ciclo de cursos de fotografia

Apresentação

Foram nove edições bem sucedidas do Curso Básico de Fotografia da Natureza! A história de muitas delas pode ser vista neste blog. Com base em nossa experiência e nas sugestões dos participantes, decidimos dar um novo formato ao curso, para sua décima edição.

A partir de 2015, Natureza em Foco será composto por três cursos independentes, oferecendo ao participante a flexibilidade de cursar apenas aquele que mais lhe interessa. Nesta edição, vamos oferecer, pela primeira vez, um curso que aborda exclusivamente o tratamento de fotografias, com o software Adobe Lightroom.

O ciclo de cursos está organizado como segue (clique no nome do curso para ser levado à descrição detalhada do mesmo):

Curso 1 – Dominando seu equipamento — 7 de novembro de 2015

Câmeras fotográficas são equipamentos complexos, e seu uso pode parecer intimidante para o principiante. Este curso básico explica os principais ajustes da câmera e, a consequência dos mesmos sobre as fotografias obtidas. Um diferencial deste curso é que os ajustes dos equipamentos são explicados individualmente, para o equipamento de cada participante, após uma apresentação genérica.

Curso 2 – Fotografia da natureza — 14 de novembro de 2015

Este curso aborda tanto aspectos técnicos da fotografia da natureza (iluminação e macro-fotografia), quanto discute o aspecto criativo, com o objetivo de auxiliar o participante a construir linguagem fotográfica própria. O curso parte do pressuposto de que o aluno tenha conhecimentos básicos de fotografia e, deseje aplica-los na fotografia da natureza.

Curso 3 – Tratamento de fotografias com Lightroom — 28 de novembro de 2015

Diferentemente da fotografia analógica, onde se captavam relativamente poucas imagens e onde era fácil organizá-las, na fotografia digital capta-se um grande número de imagens. Sob o risco de perde-las, estas devem ser organizadas no computador. Além disso, nem sempre a foto obtida no momento da captura está de acordo com o desejado. Pode ser necessário recortá-la ou fazer ajustes de exposição. Este curso aborda a organização e tratamento de fotografias em computador, através do software Lightroom da Adobe.

Local: As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS. As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas são realizadas no próprio Jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

Professores: Eliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e contato:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane