Betty e eu

Betty e eu é um projeto no qual estou trabalhando há quase dois anos. Trata-se de um ensaio com  fotografias recuperadas do arquivo de minha família. As imagens retratam minha irmã Betty, três anos mais velha, e eu. Começam nos primeiros anos da infância, e vão até a adolescência. Se, por um lado, a forma de nos vestir remete a uma igualdade desejada e imposta, por outro lado, a maneira de nos postar diante da câmera já revela individualidades, que não se ocultam, nem se mascaram. A última fotografia da série, retrata a última vez em que aceitei me vestir da mesma forma que minha irmã. Naquele momento, percebi que optar pela forma de me apresentar, era uma parte importante de minha personalidade.

O projeto foi apresentado nos seguintes eventos:

  1. FestFotoPoa, 9º edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2016 – O projeto foi selecionado na convocatória Fotograma Livre para apresentação na seção de projeções do Festival. 
  2. Encontros da Imagem, Braga, Portugal (setembro de 2016) – Betty e eu foi selecionado para exposição no Mosteiro dos Talibães, durante o Encontro de Imagens, tradicional festival de fotografia Europeu, que acontece em Braga, Portugal, desde 1987.
  3. FELIFA, Buenos Aires, Argentina (novembro de 2016) – Felifa é uma Feira de Livros do Fotos de Autor que acontece anualmente em Buenos Aires. Participei do concurso Felifa-Futura, que objetiva publicar foto-livros e fui premiada com uma menção honrosa.
  4.  Outono Fotográfico at Museo Municipal de Ourense, Espanha “Memory lab of Happiness” (novembro de 2016)

Uma versão preliminar de um foto livro sobre o projeto pode ser vista no vídeo abaixo:

 

 

Foto Viagem – Canela Foto Workshops 2017


Viagens são momentos marcantes na vida das pessoas. Uma boa forma de fixar e compartilhar lembranças de uma viagem são  registros fotográficos. Em 6 e 7 de junho de 2017, estaremos ministrando duas oficinas de Fotografia de Viagem, uma em cada dia, dentro do Canela Foto Workshops. A oficina tem o objetivo de auxiliar o viajante a construir, através de fotos, uma narrativa pessoal,  interessante e estética de sua viagem. Várias questões importantes da fotografia de viagem serão abordadas: escolha de equipamento, ajustes do equipamento para as diferentes situações que podem surgir, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Programa:

  • Equipamento: apresentação e discussão do tipo de equipamento fotográfico (câmera, lente, smartphone) adequado ao tipo e objetivo da viagem.
  • Ajustes da câmera: demonstração dos ajustes para várias situações que aparecem em uma viagem: natureza, arquitetura, museus, igrejas, restaurantes, fotos noturnas, etc. Recomendações de ajustes específicos para a câmera de cada participante.
  • Composição: regras básicas para expressar-se através de fotografias, evitando clichês e imprimindo um cunho pessoal às imagens.
  • Tratamento de fotografias durante e após a viagem, backup.
  • Formas de apresentação das fotografias obtidas durante/após a viagem.
  • Apresentação e discussão de fotos obtidas pelos participantes, em viagens já realizadas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de fotografia são úteis, mas não obrigatórios. Preferencialmente, o participante deve trazer seu equipamento (câmera, smartphone ou tablet), para receber recomendações de ajustes.

Inscrição:

Para maiores informações e inscrições, visitar a página do Canela Foto Workshops 2017.

Natureza em Foco

 

Natureza em Foco 2016

OBJETIVO

O curso é voltado àqueles que tenham conhecimentos básicos de fotografia e desejem aplicá-los a imagens da natureza.

Serão abordados aspectos técnicos da fotografia da natureza como iluminação, uso ou não do flash, de tripés, fotografia de pequenos objetos, macro-fotografia, close up.

Apenas conhecimentos técnicos, não garantem uma boa fotografia. Através da apresentação de referências, da discussão da composição de imagens e da discussão dos trabalhos dos alunos, estimulamos o participante a se expressar através de sua própria linguagem visual.

As aulas acontecem dentro do Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS, o que permite imediata aplicação de conhecimento em campo.

Pré-requisito

Possuir conhecimentos básicos de fotografia (na dúvida, consulte o professor nos endereços listados no final da postagem), bem como, dispor de uma câmera fotográfica digital para uso no curso.

PROGRAMA E CRONOGRAMA

Técnicas para fotografia da natureza, aprendendo a ver a realidade: fotografia é um recorte da realidade; geometria, ângulo, fundo, textura

Referências na fotografia da natureza:  apresentação e discussão de trabalhos de fotógrafos que são referência.

Prática em campo orientada: captura de imagens, prática do aprendido

Técnicas para macro-fotografias, natureza de perto:  fotografia de pequenos objetos, equipamentos para macro-fotografia, uso de flash, suportes.

Prática em campo orientada: captura de imagens, prática do aprendido

Data e Horários:

Sábado, dia 26 de novembro de 2016:

  • Manhã: das 9:00h às 12:00h;
  • Tarde: das 13:30h às 17h

Local:

As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS. As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas no próprio Jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

Valor: o custo de curso é de R$150,00.

ProfessoresEliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e inscrições:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Foto Viagem e Natureza em Foco

Em outubro de 2015, nas noites de 13 e 15, oferecemos a oficina de Foto Viagem, na Câmera Viajante. Grupo ótimo, muito interessadosfoto-viagem-004 http://www.cameraviajante.com.br/foto_viagem.htm

O objetivo da oficina foi auxiliar o viajante a construir uma narrativa pessoal, interessante e estética sobre suas viagens. Especificamente, discutir questões importantes da fotografia de viagem como : a escolha e os ajustes do equipamento para as situações que podem surgir em uma viagem, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Uma segunda turma aconteceu nos dias 10 e 12 de novembro. Novamente, resultados ótimos com a participação intensa das inscritas.

IMG_3599

 

No sábado, 07/11/2015 iniciamos, a 10ª edição do Curso de Fotografia Natureza em Foco. com encontros no Jardim Botânico da FZB-RS. Nesta edição, oferecemos um ciclo com três cursos independentes, dando ao participante a flexibilidade de participar apenas daquele que mais lhe interessa.

  1. Dominando seu equipamento;
  2. Fotografia da natureza;
  3. Tratamento de fotografias com Lightroom. Este último foi oferecido pela primeira vez, e teve boa procura.

eh-7

Curso de Lightroom – catalogação e tratamento de fotografias

Este curso é o terceiro de um ciclo de três cursos de fotografia da natureza e acontece no dia 28 de novembro de 2015. Para maiores detalhes sobre o ciclo clique aqui.

OBJETIVO

Diferentemente da fotografia analógica, onde se captavam relativamente poucas imagens e era fácil organizá-las, na fotografia digital, tende-se a captar um número muito maior de imagens. Com o tempo, acumula-se uma grande número de fotografias no computador, tornando-se cada vem mais difícil encontrá-las. Além disso, há o risco de perda.

Também, nem sempre a foto obtida no momento da captura está de acordo com o desejado. Pode ser necessário recortá-la ou fazer ajustes de exposição.

Este curso aborda o tratamento de fotografias em computador através do software Lightroom da Adobe, dando enfoque às facilidades oferecidas pelo software para organizar e tratar fotos.

Pré-requisito

Dispor de uma note-book para uso no curso, com o software Lightroom previamente instalado. Os inscritos receberão instruções de como instalar uma versão de demonstração deste software.

PROGRAMA E CRONOGRAMA

Armazenamento de imagens:  formatos de imagem, resolução, catálogos no Lightroom

Módulo biblioteca do Lightroom: importação de fotos, classificação e recuperação de fotos no catálogo

Módulo de revelação do Lightroom: ajuste de branco, ajustes de exposição, correções localizadas

Visão geral dos demais módulos:  exportar, apresentação de slides, imprimir e Web

Prática orientada:  ao longo de todo o curso, os participantes colocarão em prática o que estão aprendendo, em seu computador, com imagens por eles obtidas

Data e Horários:

Sábado, dia 28 de novembro de 2015:

  • Manhã: das 9:00h às 12:00h;
  • Tarde: das 13:30h às 17h

Local:

As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS . As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas no próprio Jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

ProfessoresEliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e inscrições:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Natureza em Foco – ciclo de cursos de fotografia

Apresentação

Foram nove edições bem sucedidas do Curso Básico de Fotografia da Natureza! A história de muitas delas pode ser vista neste blog. Com base em nossa experiência e nas sugestões dos participantes, decidimos dar um novo formato ao curso, para sua décima edição.

A partir de 2015, Natureza em Foco será composto por três cursos independentes, oferecendo ao participante a flexibilidade de cursar apenas aquele que mais lhe interessa. Nesta edição, vamos oferecer, pela primeira vez, um curso que aborda exclusivamente o tratamento de fotografias, com o software Adobe Lightroom.

O ciclo de cursos está organizado como segue (clique no nome do curso para ser levado à descrição detalhada do mesmo):

Curso 1 – Dominando seu equipamento — 7 de novembro de 2015

Câmeras fotográficas são equipamentos complexos, e seu uso pode parecer intimidante para o principiante. Este curso básico explica os principais ajustes da câmera e, a consequência dos mesmos sobre as fotografias obtidas. Um diferencial deste curso é que os ajustes dos equipamentos são explicados individualmente, para o equipamento de cada participante, após uma apresentação genérica.

Curso 2 – Fotografia da natureza — 14 de novembro de 2015

Este curso aborda tanto aspectos técnicos da fotografia da natureza (iluminação e macro-fotografia), quanto discute o aspecto criativo, com o objetivo de auxiliar o participante a construir linguagem fotográfica própria. O curso parte do pressuposto de que o aluno tenha conhecimentos básicos de fotografia e, deseje aplica-los na fotografia da natureza.

Curso 3 – Tratamento de fotografias com Lightroom — 28 de novembro de 2015

Diferentemente da fotografia analógica, onde se captavam relativamente poucas imagens e onde era fácil organizá-las, na fotografia digital capta-se um grande número de imagens. Sob o risco de perde-las, estas devem ser organizadas no computador. Além disso, nem sempre a foto obtida no momento da captura está de acordo com o desejado. Pode ser necessário recortá-la ou fazer ajustes de exposição. Este curso aborda a organização e tratamento de fotografias em computador, através do software Lightroom da Adobe.

Local: As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS. As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas são realizadas no próprio Jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

Professores: Eliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e contato:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Dominando seu equipamento – curso básico de fotografia

O curso é o primeiro de um ciclo de três cursos de fotografia da natureza e acontece no dia 7 de novembro de 2015. Para maiores detalhes sobre o ciclo clique aqui.

OBJETIVO

Depois de adquirir uma câmera fotográfica e obter os primeiros resultados, muitas vezes o resultado não satisfaz: as fotografias não correspondem à sua expectativa e não refletem aquilo que  imaginava obter. Isto ocorre não só por que o fotógrafo não domina seu equipamento mas, também por que lhe falta ver a realidade de uma forma particular, criativa e interessante.

Basicamente, este curso tem o objetivo de mostrar os princípios da fotografia. Há uma ênfase na fotografia da natureza, mas os conceitos se aplicam também a outras áreas, como viagens, arquitetura, pessoas, etc.

Após a apresentação geral, os ajustes dos equipamentos são explicados individualmente, para o equipamento, de cada participante.

As aulas acontecem dentro do Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS, o que permite imediata aplicação de conhecimento em campo.

Pré-requisito

Trazer uma câmera fotográfica digital (em caso de dúvida sobre o equipamento, consultar o professor).

PROGRAMA E CRONOGRAMA

Introdução: marco zero – avaliação do estágio em que cada participante se encontra com relação à sua câmera e fotografar; breve histórico da fotografia; fotografia e câmera

Dominando o equipamento I:  abertura, tempo de exposição e ISO, variáveis básicas interagindo, resultados da aplicação/uso das variáveis básicas: profundidade de campo, movimento, ruído

Prática em campo orientada I:  captura de imagens, prática do aprendido

Dominando o equipamento II:  foco; distância focal, objetivas e seu efeito; temperatura de cor e ajuste de branco

Prática em campo orientada II: captura de imagens, prática do aprendido

Data e Horários:

Sábado, dia 7 de novembro de 2015:

  • Manhã: das 9:00h às 12:00h;
  • Tarde: das 13:30h às 17h

Local:

As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS. As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas no próprio jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

Valor: o custo de curso é de R$110,00. Este curso faz parte do Ciclo de Cursos de Fotografia da Natureza. Caso o participante faça outros cursos, há descontos progressivos (para detalhes, clique aqui)

ProfessoresEliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e inscrições:

e-mail: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Fotografia da natureza – técnica e composição

Este curso é o segundo de um ciclo de três cursos de fotografia da natureza e acontece no dia 14 de novembro de 2015. Para maiores detalhes sobre o ciclo clique aqui.

OBJETIVO

O curso é voltado àqueles que tenham conhecimentos básicos de fotografia e desejem aplicá-los a imagens da natureza.

Serão abordados aspectos técnicos da fotografia da natureza como iluminação, uso ou não do flash, de tripés, fotografia de pequenos objetos, macro-fotografia, close up.

Apenas conhecimentos técnicos, não garantem uma boa fotografia. Através da apresentação de referências, da discussão da composição de imagens e da discussão dos trabalhos dos alunos, estimulamos o participante a se expressar através de sua própria linguagem visual.

As aulas acontecem dentro do Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS, o que permite imediata aplicação de conhecimento em campo.

Pré-requisito

Possuir conhecimentos básicos de fotografia (na dúvida, consulte o professor nos endereços listados no final da postagem), bem como, dispor de uma câmera fotográfica digital para uso no curso.

PROGRAMA E CRONOGRAMA

Técnicas para fotografia da natureza, aprendendo a ver a realidade: fotografia é um recorte da realidade; geometria, ângulo, fundo, textura

Referências na fotografia da natureza:  apresentação e discussão de trabalhos de fotógrafos que são referência.

Prática em campo orientada: captura de imagens, prática do aprendido

Técnicas para macro-fotografias, natureza de perto:  fotografia de pequenos objetos, equipamentos para macro-fotografia, uso de flash, suportes.

Prática em campo orientada: captura de imagens, prática do aprendido

Data e Horários:

Sábado, dia 14 de novembro de 2015:

  • Manhã: das 9:00h às 12:00h;
  • Tarde: das 13:30h às 17h

Local:

As atividades acontecem no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica do RS. As aulas teóricas acontecem no Anfiteatro do Centro de Visitantes e as atividades práticas no próprio jardim. O Jardim Botânico conta com estacionamento e segurança.

ProfessoresEliane Heuser e Carlos Heuser

Maiores informações e inscrições:

email: naturezaemfoco.heuser@gmail.com

página Web: http://eliane.heuser.pro.br/cursos/

telefone: (051) 8122-0189 com Eliane

Foto Viagem – Oficina na Câmera Viajante

Viagens são momentos marcantes na vida das pessoas. Uma boa forma de fixar e compartilhar lembranças de uma viagem, são  registros fotográficos. Esta oficina, que acontece na Escola Câmera Viajante, nos dias 13 e 15 de outubro, tem o objetivo de auxiliar o viajante a construir, através de fotos, uma narrativa pessoal,  interessante e estética de sua viagem. Várias questões importantes da fotografia de viagem serão abordadas: escolha de equipamento, ajustes do equipamento para as diferentes situações que podem surgir, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Programa:

  • Equipamento: apresentação e discussão do tipo de equipamento fotográfico (câmera, lente, smartphone) adequado ao tipo e objetivo da viagem.
  • Ajustes da câmera: demonstração dos ajustes para várias situações que aparecem em uma viagem: natureza, arquitetura, museus, igrejas, restaurantes, fotos noturnas, etc. Recomendações de ajustes específicos para a câmera de cada participante.
  • Composição: regras básicas para expressar-se através de fotografias, evitando clichês e imprimindo um cunho pessoal às imagens.
  • Tratamento de fotografias durante e após a viagem, backup.
  • Formas de apresentação das fotografias obtidas durante/após a viagem.
  • Apresentação e discussão de fotos obtidas pelos participantes, em viagens já realizadas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de fotografia são úteis, mas não obrigatórios. Preferencialmente, o participante deve trazer seu equipamento (câmera, smartphone ou tablet), para receber recomendações de ajustes.

Ministrantes:

Eliane Heuser (bióloga) e Carlos Heuser (engenheiro) são professores e fotógrafos amadores desde a década de 70. Ambos são formados pelo Curso de Fotografia Digital Avançada da ESPM/Porto Alegre) e têm organizado workshops e cursos de fotografia desde 2007. São viajantes experientes, tendo vivido no exterior e visitado mais de 25 países.

Portfolio de Eliane Heuser: http://eliane.heuser.pro.br

Portfolio de Carlos Heuser: http://carlos.heuser.pro.br

Para detalhes, veja o site da Câmera Viajante