Foto Viagem – Canela Foto Workshops 2017 – Como foi

No workshop de Fotografia de Viagem, que ministramos durante o CFWS 2017, no dia 03 de junho, sábado, no Espaço Nídia Guimarães, na Fundação Cultural de Canela, trabalhamos com um grupo de participantes interessados e ativos.

Após exposição teórica, os inscritos mostraram fotos obtidas em suas viagens. Estas foram apresentadas e discutidas e algumas delas podem ser vistas mais abaixo. 

Abaixo segue uma amostra de imagens trazidas pelos participantes.

Fotos de Beatriz Donelli

 

Fotos de Marcio Devenz

 

Fotos de Marilene Fonseca

 

Fotos de Nathan Camilo

 

Fotos de Sílvia Santos Buchabqui

Foto Viagem – Canela Foto Workshops 2017


Viagens são momentos marcantes na vida das pessoas. Uma boa forma de fixar e compartilhar lembranças de uma viagem são  registros fotográficos. Em 2 ou 3 de junho de 2017, estaremos ministrando duas oficinas de Fotografia de Viagem, uma em cada dia, dentro do Canela Foto Workshops. A oficina tem o objetivo de auxiliar o viajante a construir, através de fotos, uma narrativa pessoal,  interessante e estética de sua viagem. Várias questões importantes da fotografia de viagem serão abordadas: escolha de equipamento, ajustes do equipamento para as diferentes situações que podem surgir, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Programa:

  • Equipamento: apresentação e discussão do tipo de equipamento fotográfico (câmera, lente, smartphone) adequado ao tipo e objetivo da viagem.
  • Ajustes da câmera: demonstração dos ajustes para várias situações que aparecem em uma viagem: natureza, arquitetura, museus, igrejas, restaurantes, fotos noturnas, etc. Recomendações de ajustes específicos para a câmera de cada participante.
  • Composição: regras básicas para expressar-se através de fotografias, evitando clichês e imprimindo um cunho pessoal às imagens.
  • Tratamento de fotografias durante e após a viagem, backup.
  • Formas de apresentação das fotografias obtidas durante/após a viagem.
  • Apresentação e discussão de fotos obtidas pelos participantes, em viagens já realizadas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de fotografia são úteis, mas não obrigatórios. Preferencialmente, o participante deve trazer seu equipamento (câmera, smartphone ou tablet), para receber recomendações de ajustes.

Inscrição:

Para maiores informações e inscrições, visitar a página do Canela Foto Workshops 2017.

Foto Viagem e Natureza em Foco

Em outubro de 2015, nas noites de 13 e 15, oferecemos a oficina de Foto Viagem, na Câmera Viajante. Grupo ótimo, muito interessadosfoto-viagem-004 http://www.cameraviajante.com.br/foto_viagem.htm

O objetivo da oficina foi auxiliar o viajante a construir uma narrativa pessoal, interessante e estética sobre suas viagens. Especificamente, discutir questões importantes da fotografia de viagem como : a escolha e os ajustes do equipamento para as situações que podem surgir em uma viagem, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Uma segunda turma aconteceu nos dias 10 e 12 de novembro. Novamente, resultados ótimos com a participação intensa das inscritas.

IMG_3599

 

No sábado, 07/11/2015 iniciamos, a 10ª edição do Curso de Fotografia Natureza em Foco. com encontros no Jardim Botânico da FZB-RS. Nesta edição, oferecemos um ciclo com três cursos independentes, dando ao participante a flexibilidade de participar apenas daquele que mais lhe interessa.

  1. Dominando seu equipamento;
  2. Fotografia da natureza;
  3. Tratamento de fotografias com Lightroom. Este último foi oferecido pela primeira vez, e teve boa procura.

eh-7

Foto Viagem – Oficina na Câmera Viajante

Viagens são momentos marcantes na vida das pessoas. Uma boa forma de fixar e compartilhar lembranças de uma viagem, são  registros fotográficos. Esta oficina, que acontece na Escola Câmera Viajante, nos dias 13 e 15 de outubro, tem o objetivo de auxiliar o viajante a construir, através de fotos, uma narrativa pessoal,  interessante e estética de sua viagem. Várias questões importantes da fotografia de viagem serão abordadas: escolha de equipamento, ajustes do equipamento para as diferentes situações que podem surgir, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Programa:

  • Equipamento: apresentação e discussão do tipo de equipamento fotográfico (câmera, lente, smartphone) adequado ao tipo e objetivo da viagem.
  • Ajustes da câmera: demonstração dos ajustes para várias situações que aparecem em uma viagem: natureza, arquitetura, museus, igrejas, restaurantes, fotos noturnas, etc. Recomendações de ajustes específicos para a câmera de cada participante.
  • Composição: regras básicas para expressar-se através de fotografias, evitando clichês e imprimindo um cunho pessoal às imagens.
  • Tratamento de fotografias durante e após a viagem, backup.
  • Formas de apresentação das fotografias obtidas durante/após a viagem.
  • Apresentação e discussão de fotos obtidas pelos participantes, em viagens já realizadas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de fotografia são úteis, mas não obrigatórios. Preferencialmente, o participante deve trazer seu equipamento (câmera, smartphone ou tablet), para receber recomendações de ajustes.

Ministrantes:

Eliane Heuser (bióloga) e Carlos Heuser (engenheiro) são professores e fotógrafos amadores desde a década de 70. Ambos são formados pelo Curso de Fotografia Digital Avançada da ESPM/Porto Alegre) e têm organizado workshops e cursos de fotografia desde 2007. São viajantes experientes, tendo vivido no exterior e visitado mais de 25 países.

Portfolio de Eliane Heuser: http://eliane.heuser.pro.br

Portfolio de Carlos Heuser: http://carlos.heuser.pro.br

Para detalhes, veja o site da Câmera Viajante

Foco no Cotidiano – oficina

Dia 20 de junho, ministramos na Câmera Viajante, a oficina de criatividade Foco no Cotidiano, propondo que os participantes construíssem narrativas visuais com seus smartphones. A oficina aconteceu ao longo de um dia, organizada em três etapas. Pela manhã, tivemos uma etapa teórica, mostrando e discutindo referências da área. À tarde, fizemos uma saída para capturar imagens nas imediações da sede da Câmera Viajante. A seguir, discutimos os resultados obtidos e a melhor maneira de tratá-los no próprio smartphone.

Maiores detalhes sobre a programação encontram-se no site da Câmera Viajante

Confira como foi nosso dia:

Cópia de eh-1 eh-1 eh-2 unnamed

 

Base Corrompida  Mary Martins

Passeando pelas janelas  Christianne Caminha

Narrativas do Cotidiano – Canela Foto Workshops 2015 – como foi

Trabalhamos com um grupo participantes interessados e ativos, na manhã e tarde do dia 09 de abril, sexta-feira. O local, neste ano, foi privilegiado, a sala de cinema do Grande Hotel Canela. Após exposição teórica, os inscritos foram obter imagens para construir suas narrativas, no entorno e interior, tanto da parte nova quanto antiga, do Grande Hotel Canela. As fotos de cada um foram apresentadas e discutidas, resultando nas narrativas apresentadas ao final desta postagem.

eh-001-3

eh-001-11 eh-001-12Abaixo encontram-se as narrativas realizadas pelos participantes.

Descanso (narrativa de Betty Krahe):

Trilha (narrativa de Karen Oliveira):

Grande Hotel Canela (narrativa de Rita Gil):

Agradecemos a participação de vocês!

11156335_891501450891244_28724228839876870_n
@Betty Krahe

 

Narrativas do Cotidiano – Canela Foto Workshops 2015

cartaz cfws2015Objetivos

Nosso cotidiano oferece inúmeras oportunidades para obtermos boas imagens. Aprendendo a olhar, descobrimos que há momentos e cenas cativantes no nosso dia-a-dia, na ida ao trabalho, no passeio a pé e até no próprio ambiente de trabalho. Com a evolução da fotografia, é comum ter um smartphone ou uma câmera fotográfica consigo. Este workshop tem o objetivo de auxiliar o participante a construir narrativas visuais, compostas por uma ou mais fotografias, nelas imprimindo um cunho pessoal, utilizando para tal os recursos de captura, tratamento e publicação de imagens oferecidos por seu smartphone.

Dinâmica da atividade

O workshop está organizado em três etapas:

  • Etapa 1 – 09:00-12:00
    • Apresentação de narrativas cobrindo diferentes situações e diferentes fotógrafos.
    • Discussão dos meios de captura, tratamento e  publicação de narrativas, incluindo limitações legais para publicação.
  • Etapa 2 – 13:30-15:00
    • Atividade prática, na qual cada participante, com seu equipamento, constrói uma narrativa sobre um tema definido. Alguns temas serão sugeridos pelos apresentadores.
  • Etapa 3 – 15:00-17:00
    • Apresentação e discussão das narrativas construídas pelos participantes.

Pré-requisito: possuir um smartphone com iOS, Android ou Windows Phone.

Data: 10 de abril de 2015

Local: a ser definido, em Canela – RS

Ministrantes: Eliane Heuser (Instagram) e Carlos Heuser (Instagram) são professores e fotógrafos amadores desde a década de 70. São formados pelo Curso de Fotografia Digital Avançada (ESPM/Porto Alegre) e têm organizado workshops e cursos de fotografia da natureza desde 2007. Em 2012 e 2013, ofereceram as primeiras versões deste workshop no CFWS. Participaram de diferentes exposições individuais e coletivas.

Inscrições: as inscrições estarão abertas a partir da segunda-feira, dia 9 de março de 2015 pelo e-mail inscricao@canelaworkshops.com.br. Visite também o site do CFWS 2015

Valor: R$180,00

janela

carlos-2

Narrativas do Cotidiano – trabalhos dos participantes

O workshop Narrativas do Cotidiano, foi oferecido no Canela Foto Workshops 2014 #cfw2014. Foram realizadas atividades teóricas e práticas. Abaixo estão trabalhos feitos durante a atividade prática, que teve as ruas da zona urbana de Canela como local para construir uma narrativa.

Clique nas imagens abaixo para ver as galerias

Como foi o Narrativas do Cotidiano – Canela Foto Workshops 2014

Participantes do workshop Narrativas do Cotidiano #cfw2014
Participantes do workshop Narrativas do Cotidiano #cfw2014

Foi ótimo trabalhar com este grupo. Nos organizamos em duas turmas, A e B, para que todos pudessem acompanhar a programação do evento, sem sobreposição de horários. Em breve, será divulgada a narrativa construída por cada participante, objetivo do workshop.

turma A
narrativas do cotidiano – turma A
narrativas do cotidiano - turma B
narrativas do cotidiano – turma B

 

 

Narrativas do Cotidiano – Canela Foto Workshops 2014

Narrativas do Cotidiano

Nosso cotidiano oferece inúmeras oportunidades para obtermos boas imagens. Aprendendo a olhar, descobrimos que há momentos e cenas cativantes no nosso dia a dia, na ida ao trabalho, no passeio a pé e até no próprio ambiente de trabalho. Com a evolução da fotografia, é fácil estar sempre com um smartphone ou uma câmera fotográfica. O workshop tem o objetivo de auxiliar o participante a fazer uma narrativa visual, composta por uma ou mais fotografias, nela imprimindo um cunho pessoal, utilizando os recursos que seu smartphone ou câmera, oferecem.

Dinâmica da atividade

O workshop está organizado em duas etapas, cada uma ocupando um turno:

  1. Apresentação de narrativas cobrindo diferentes situações e diferentes fotógrafos.
  2. Discussão dos meios de captura e de publicação de narrativas construídas, incluindo limitações legais para publicação.
  3. Atividade prática, na qual cada participante, com seu equipamento, constrói uma narrativa sobre um tema definido. Alguns temas serão sugeridos pelos apresentadores.
  4. Apresentação e discussão das narrativas construídas pelos participantes.

Pré-requisito: possuir um smartphone ou câmera fotográfica; ter conhecimentos básicos de fotografia, dominando as variáveis básicas da fotografia.

Datas:

Turma A (para quem faz 2 workshops)

quinta-feira dia 30 de janeiro, tarde (teórica)

sexta-feira dia 31 de janeiro, manhã (prática)

Turma B (para quem faz só um  workshop)

sexta-feira dia  31 de janeiro, manhã (teórica), tarde (prática).

Local: teórica na UCS e prática com passeios no BUS TUR em locais pela cidade

Ministrantes: Eliane Heuser e Carlos Heuser são professores e fotógrafos amadores desde a década de 70. São formados pelo Curso de Fotografia Digital Avançada (ESPM/Porto Alegre) e têm organizado workshops e cursos de fotografia da natureza desde 2007. Em 2012, ofereceram a primeira versão deste workshop no CFWS 2013. Participaram de diferentes exposições coletivas.

Valor: R$150,00

 eh-006 eh-008