Betty e eu

Betty e eu é um projeto no qual estou trabalhando há quase dois anos. Trata-se de um ensaio com  fotografias recuperadas do arquivo de minha família. As imagens retratam minha irmã Betty, três anos mais velha, e eu. Começam nos primeiros anos da infância, e vão até a adolescência. Se, por um lado, a forma de nos vestir remete a uma igualdade desejada e imposta, por outro lado, a maneira de nos postar diante da câmera já revela individualidades, que não se ocultam, nem se mascaram. A última fotografia da série, retrata a última vez em que aceitei me vestir da mesma forma que minha irmã. Naquele momento, percebi que optar pela forma de me apresentar, era uma parte importante de minha personalidade.

O projeto foi apresentado nos seguintes eventos:

  1. FestFotoPoa, 9º edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2016 – O projeto foi selecionado na convocatória Fotograma Livre para apresentação na seção de projeções do Festival. 
  2. Encontros da Imagem, Braga, Portugal (setembro de 2016) – Betty e eu foi selecionado para exposição no Mosteiro dos Talibães, durante o Encontro de Imagens, tradicional festival de fotografia Europeu, que acontece em Braga, Portugal, desde 1987.
  3. FELIFA, Buenos Aires, Argentina (novembro de 2016) – Felifa é uma Feira de Livros do Fotos de Autor que acontece anualmente em Buenos Aires. Participei do concurso Felifa-Futura, que objetiva publicar foto-livros e fui premiada com uma menção honrosa.
  4.  Outono Fotográfico at Museo Municipal de Ourense, Espanha “Memory lab of Happiness” (novembro de 2016)

Uma versão preliminar de um foto livro sobre o projeto pode ser vista no vídeo abaixo:

 

 

Cidade Baixa Todo o Tempo – exposição

cidade baixa

Participamos da mostra coletiva de fotografia ‘Cidade Baixa Todo o Tempo’, no Espaço Cultural 512,  reunindo mais de 100 fotografias. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 77 anos da Associação Riograndense de Artistas Plásticos Francisco Lisboa e é produzido por esta associação, juntamente com a produtora Outros 500.

eliane heuser
eliane heuser
eh-2
eliane heuser

Conversas Mudas – a exposição fotográfica

No dia 02 de abril, foi o coquetel de abertura da exposição fotográfica Conversas Mudas, na sala J.B. Scalco, Solar dos Câmara. O espaço e a exposição, também conversam entre si.  Lugar perfeito. Estiveram presentes pessoas muito queridas, o que tornou a noite ainda mais gostosa e representativa para mim. Convido aqueles que não puderam estar presentes, a uma visita, até 25 de abril, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 até as 18h30hs. O acesso ao local é pela entrada principal do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre). Entrada franca.

Eneida Serrano, Heloiza Averbuck, Liliana Reid, Isabella Carnevalle e Eliane Heuser
Eneida Serrano, Heloiza Averbuck, Liliana Reid, Isabella Carnevalle e Eliane Heuser
Sandra Genro e Eliane Heuser
Sandra Genro e Eliane Heuser

 

eh-3 eh-7 eh-9 eh-10 eh-11

eliane heuser-15

 

Conversas Mudas – exposição fotográfica

Conversas mudas

Viajando por aí, alguns manequins prendem a atenção. Não pelo que vestem mas, pela expressão, se é que podemos falar em expressão, em manequins. Alguns lindos, coloridos, suaves, expressivos, lembram os anos 50, asiáticos, austeros, despojados, sonhadores, esportivos. Porque não estátuas? Mas, todos  solitários. Parecem precisar de um complemento, quer seja de uma luminária, um fruto de roseira, quem sabe alguns copos, uma escala pantone, algo com o que eles, em silêncio, possam dialogar. Neste ensaio, foram surgindo combinações, e entre elas, um diálogo mudo, que só as imagens podem ter. Surgiram as conversas mudas.

Venham conferir estas conversas, na Sala J.B. Scalco – Solar dos Câmara, de 03 a 25 de abril de 2014. Acesso pela entrada principal da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre).

 

Exposição Coletiva “Fotógrafas Gaúchas” Canela Foto Workshops 2013

O Canela Foto Workshops 2013, homenageou as mulheres que se dedicam à fotografia, através da exposição coletiva “Fotógrafas Gaúchas”. Esta exposição mostrou, como  fotógrafas gaúchas vêem o mundo, através das lentes e, foi composta por imagens, daquelas que se destacam, por seu trabalho, teve lugar no Palácio das Hortênsias, com abertura no dia 11 de abril, às 19:30hs e, visitação durante o evento, dias 12, 13 e 14 de abril.

Eliane Heuser
Eliane Heuser
Eliane Heuser
Eliane Heuser

Eliane Heuser

Natureza e Arte

 

colegas e amigos, sempre

Dia 16 de abril, abrimos a exposição de fotografias Natureza e Arte, no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Convite Natureza e Arte

O evento foi resultado do reencontro de três colegas da Biologia PUCRS, anos 70, pós-graduados pela UFRGS. Betina Borne, Vitor Hugo Travi e eu, Eliane Heuser. Na época não éramos somente colegas. Tínhamos afinidades em comum, Natureza e Fotografia. O reencontro ocorreu casualmente em uma confeitaria, Betina e eu. Relatamos nossas atividades, Betina artista plástica, aluna do Atelier Livre da Prefeitura, utilizando a fotografia em seus trabalhos e eu, me dedicando à fotografia, frequentando o Curso de Extensão em Fotografia Digital Avançada na ESPM (veja notícia aqui), concluído em 2011,   e oferecendo o curso Natureza em Foco, na época 4ª edição, no Jardim Botânico da FZB RS. Logo, Betina estava entre os alunos desta edição, mostrando uma maneira diferenciada de ver a natureza. Relembramos do Vitor, que através do wikiaves, e Facebook mostra seu trabalho fotografando, sobretudo, aves. Fotos lindas. Nos reunimos no Ecoparque Sperry, onde Vitor Hugo é Administrador Ambiental, lugar inspirador para iniciar um projeto.

eh
Cachoeira Ecoparque Sperry                                                                            foto: eliane heuser

Local para expor nosso trabalho, já tínhamos. No projeto JardinAção do Jardim Botânico de Porto Alegre, expus o trabalho dos alunos de meu curso de fotografia, em forma de Varal Fotográfico. Durante o evento, sentou-se a meu lado Simone Mirapalhete, Diretora do Museu de Ciências Naturais FZB RS – olá professora ………. iniciou assim, um diálogo querido e a disponobilização do local para exposição. Resumindo, as imagens mostram não só nossos trabalhos, como também uma familiaridde nossa com aquele local. Estiveram presentes, na abertura, amigos dos três expositores entre eles o Prof. José Willibaldo Thomé, Sandra Genro, esposa do Governador do nosso estado,  também fotógrafa, Presidente da FZB RS, Arlete Ieda Pasqualetto, Diretora Executiva do Museu de Ciências Naturais FZB RS, Simone Rodrigues Mirapalhete, Geneci Pintos de Britto Coordenadora da Seção de Museologia e Educação Ambiental Museu de Ciências Naturais. A exposição Natureza e Arte é fruto deste reencontro, sendo nossa proposta, a de unir estética e arte através de registros fotográficos.

Solenidade de abertura da exposição                                                          foto: Carina Kunze

 

Abertura da exposição, Betina, Vitor Hugo e Eliane                                  foto: Carina Kunze

A seguir, as fotos que tiveram destaque.

Foto: Eliane Heuser

 

Foto: Betina Borne

 

Foto: Vitor Hugo Travi

Vista geral da sala de exposições Prof. Dr. José Willibaldo Thomé

Fotos Eliane Heuser

 

Fotos Betina Borne
Fotos Vitor Hugo Travi