Betty e eu

Betty e eu é um projeto no qual estou trabalhando há quase dois anos. Trata-se de um ensaio com  fotografias recuperadas do arquivo de minha família. As imagens retratam minha irmã Betty, três anos mais velha, e eu. Começam nos primeiros anos da infância, e vão até a adolescência. Se, por um lado, a forma de nos vestir remete a uma igualdade desejada e imposta, por outro lado, a maneira de nos postar diante da câmera já revela individualidades, que não se ocultam, nem se mascaram. A última fotografia da série, retrata a última vez em que aceitei me vestir da mesma forma que minha irmã. Naquele momento, percebi que optar pela forma de me apresentar, era uma parte importante de minha personalidade.

O projeto foi apresentado nos seguintes eventos:

  1. FestFotoPoa, 9º edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2016 – O projeto foi selecionado na convocatória Fotograma Livre para apresentação na seção de projeções do Festival. 
  2. Encontros da Imagem, Braga, Portugal (setembro de 2016) – Betty e eu foi selecionado para exposição no Mosteiro dos Talibães, durante o Encontro de Imagens, tradicional festival de fotografia Europeu, que acontece em Braga, Portugal, desde 1987.
  3. FELIFA, Buenos Aires, Argentina (novembro de 2016) – Felifa é uma Feira de Livros do Fotos de Autor que acontece anualmente em Buenos Aires. Participei do concurso Felifa-Futura, que objetiva publicar foto-livros e fui premiada com uma menção honrosa.
  4.  Outono Fotográfico at Museo Municipal de Ourense, Espanha “Memory lab of Happiness” (novembro de 2016)

Uma versão preliminar de um foto livro sobre o projeto pode ser vista no vídeo abaixo:

 

 

Foto Viagem – Canela Foto Workshops 2017


Viagens são momentos marcantes na vida das pessoas. Uma boa forma de fixar e compartilhar lembranças de uma viagem são  registros fotográficos. Em 6 e 7 de junho de 2017, estaremos ministrando duas oficinas de Fotografia de Viagem, uma em cada dia, dentro do Canela Foto Workshops. A oficina tem o objetivo de auxiliar o viajante a construir, através de fotos, uma narrativa pessoal,  interessante e estética de sua viagem. Várias questões importantes da fotografia de viagem serão abordadas: escolha de equipamento, ajustes do equipamento para as diferentes situações que podem surgir, regras básicas de composição, tratamento e apresentação das imagens.

Programa:

  • Equipamento: apresentação e discussão do tipo de equipamento fotográfico (câmera, lente, smartphone) adequado ao tipo e objetivo da viagem.
  • Ajustes da câmera: demonstração dos ajustes para várias situações que aparecem em uma viagem: natureza, arquitetura, museus, igrejas, restaurantes, fotos noturnas, etc. Recomendações de ajustes específicos para a câmera de cada participante.
  • Composição: regras básicas para expressar-se através de fotografias, evitando clichês e imprimindo um cunho pessoal às imagens.
  • Tratamento de fotografias durante e após a viagem, backup.
  • Formas de apresentação das fotografias obtidas durante/após a viagem.
  • Apresentação e discussão de fotos obtidas pelos participantes, em viagens já realizadas.

Pré-requisito:

Conhecimentos básicos de fotografia são úteis, mas não obrigatórios. Preferencialmente, o participante deve trazer seu equipamento (câmera, smartphone ou tablet), para receber recomendações de ajustes.

Inscrição:

Para maiores informações e inscrições, visitar a página do Canela Foto Workshops 2017.