Betty e eu

Betty e eu é um projeto no qual estou trabalhando há quase dois anos. Trata-se de um ensaio com  fotografias recuperadas do arquivo de minha família. As imagens retratam minha irmã Betty, três anos mais velha, e eu. Começam nos primeiros anos da infância, e vão até a adolescência. Se, por um lado, a forma de nos vestir remete a uma igualdade desejada e imposta, por outro lado, a maneira de nos postar diante da câmera já revela individualidades, que não se ocultam, nem se mascaram. A última fotografia da série, retrata a última vez em que aceitei me vestir da mesma forma que minha irmã. Naquele momento, percebi que optar pela forma de me apresentar, era uma parte importante de minha personalidade.

O projeto foi apresentado nos seguintes eventos:

  1. FestFotoPoa, 9º edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2016 – O projeto foi selecionado na convocatória Fotograma Livre para apresentação na seção de projeções do Festival. 
  2. Encontros da Imagem, Braga, Portugal (setembro de 2016) – Betty e eu foi selecionado para exposição no Mosteiro dos Talibães, durante o Encontro de Imagens, tradicional festival de fotografia Europeu, que acontece em Braga, Portugal, desde 1987.
  3. FELIFA, Buenos Aires, Argentina (novembro de 2016) – Felifa é uma Feira de Livros do Fotos de Autor que acontece anualmente em Buenos Aires. Participei do concurso Felifa-Futura, que objetiva publicar foto-livros e fui premiada com uma menção honrosa.
  4.  Outono Fotográfico at Museo Municipal de Ourense, Espanha “Memory lab of Happiness” (novembro de 2016)

Uma versão preliminar de um foto livro sobre o projeto pode ser vista no vídeo abaixo:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *